A importância do marketing digital na indústria da música

Além da distribuição estratégica, o marketing digital é essencial para o sucesso de uma música. Por isso, a New Music Brasil explica a importância do marketing musical digital na atualidade.

Com a popularização de plataformas de streaming como o Spotify, Deezer e Apple Music, os profissionais da música voltaram seus esforços de divulgação para o digital, revolucionando a forma como o lançamento de músicas é realizado. Além da distribuição estratégica nos serviços de streaming, outro ponto fundamental para o sucesso de uma música na atualidade é o marketing digital.

Sem o trabalho de profissionais de marketing e um investimento significativo para produção, dificilmente uma música se destaca nas paradas musicais. Isso ocorre porque há uma sobrecarga de conteúdos disponíveis para os ouvintes nas plataformas de streaming.

No Spotify, por exemplo, mais de 100 mil músicas são adicionadas diariamente, segundo o CEO Daniel Ek. Conforme dados da Loud & Clear do Spotify, em 2022 já haviam 158 milhões de faixas disponíveis na plataforma. No entanto, 42% dessas músicas foram tocadas menos de 10 vezes, e 24% não foram ouvidas por ninguém, correspondendo a 38 milhões de músicas.

New Music Brasil e o marketing digital 

Para não entrar nesses 24%, uma música precisa chamar atenção, daí a importância do marketing digital. Percebendo este cenário, a New Music Brasil, empresa de distribuição e marketing digital de músicas, fundou o próprio departamento de marketing musical, ao invés de recorrer a agências terceirizadas.

“Em 2019, éramos apenas quatro colaboradores. Porém, com o ‘boom’ do digital, tornou-se necessário ampliar a equipe para atendermos às novas exigências da indústria. Desde que nos adequamos às estratégias atuais de distribuição e divulgação de músicas, a empresa teve o assombroso crescimento de 600%”, relata Caroline Bezerra, CMO da New Music Brasil.

“Divulgar as músicas no mundo digital é um dos grandes desafios para os artistas independentes da atualidade, exigindo trabalho, dedicação e capacitação contínua. Já vínhamos trabalhando desde 2019 para nos adequar a esse cenário, e com a pandemia, aceleramos os trabalhos, o que de certa forma nos deixou na vanguarda em relação a outros produtores de conteúdo”, conta Eriton Bezerra, CEO da New Music Brasil.

Hoje, a New Music Brasil é capaz de atender artistas dos mais variados gêneros e alcance. São centenas de campanhas de marketing bem-sucedidas no catálogo. Entre os singles de sucesso já lançados pela empresa estão: “Endereço da Zona”, de Brenno & Matheus, “Pegada da Roça”, de Bruno Reis e Thiago em parceria com Bruno e Barretto, e “Coração Bipolar”, de Zé Henrique e Gabriel em parceria com Ícaro e Gilmar.

Deixe um comentário